segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tratado sobre o Uso Figurado de Literalmente

Assim como o amigo Thiago Medeiros e as 8.582 pessoas da comunidade Pelo bom uso do 'literalmente' no Orkut, tenho calafrios ao ler e ouvir por aí o pessoal maltratando o advérbio. A piada do dia vem da Globo.com. Tá lá:


Bom, seria difícil o rapaz voltar caso tivesse literalmente cortado a cabeça antiga e posto uma nova no lugar. Na verdade, o rapaz fez um corte de cabelo novo.

O caso ilustra bem o que se costuma errar. O problema é que muitas pessoas empregam o literalmente em sentido figurado. É uma contradição em termos. É como dizer que uma cerveja está friamente quente.

No Orkut há um exemplo de bom emprego. A comunidade Eu literalmente caio na balada, para pessoas que desabam no chão durante as festas. No sentido oposto, pessoas que se acham pouco convencionais - loucas, no sentido figurado -, se reúnem na comunidade Eu sou literalmente maluka.

***

Para auxiliar os lusófonos no uso de tão importante palavra, proponho um breve


Código de Emprego do Vocábulo Literalmente, de 27 de abril de 2009


I - Do uso da palavra


Art. 1° O advérbio literalmente só pode ser empregado em textos, orais ou escritos, em sentido literal.


II - Das definições de sentido


Art. 2° Literalmente significa de modo literal.

Parágrafo único. Considera-se literal aquilo que é expresso conforme a letra do texto, em sentido denotativo, formal e exato; sem figuras ou alegorias, metáforas ou representações.

Art. 3° Literal, no sentido fixado pelo Art. 2, é antônimo de figurado.

Parágrafo único. Considera-se figurado aquilo que é expresso com figuras ou alegorias, metaforicamente ou com representações.


III - Das sanções penais


Art. 4° Usar o vocábulo literalmente em sentido figurado.
Pena - zombaria pública, explícita ou sugerida.


***

O Google nos ajuda a encontrar por aí alguns


Bons exemplos


A Globo.com se redime com um título criativo para o vídeo sobre uma moça que saiu correndo nua pelo campo de futebol. Chama-se uma partida de futebol de pelada no sentido figurado, e diz-se que uma moça nua está pelada no sentido literal.

Trata-se de um ponto encontrado no Google Maps em que se realiza lavagem de aviões. Perfeito. Literalmente, lá jatos são lavados.

Sobre um homem que sentiu-se mal durante uma corrida e, depois, durante uma consulta médica, foi informado de que poderia ter morrido.

e

Maus exemplos


Matéria sobre o filme "Os Incríveis". O título refere-se de forma figurada ao nome do filme. Se fosse literalmente incrível, seria um filme sobre o qual não podemos crer.

Pode-se dizer que o Pinocchio ou uma estátua de madeira têm cara de pau. Mas o rapaz em questão usou cara-de-pau para referir-se a si mesmo, em sentido figurado - se diz um cara dado ao amor e à "sacanagem".

Um projeto de construção de pequenos prédios. Em sentido figurado, portanto, prédios serão "levantados".

Outros três péssimos exemplos foram compilados pelo blog Cafeína, em um ótimo texto a respeito do assunto:

"Naquele dia, depois daquela derrota, meu mundo literalmente acabou." (Dita por um antropólogo)

"O Rafael Nadal está uma patrola. Ele literalmente patrolou os adversários." (Dita por um médico)

"Ele literalmente arrancou uma universidade do governo francês." (Dita por um professor)


***

Outros tratados



Nenhum comentário: